O disclosure (divulgação de informações) é um dos principais temas de estudo da Governança Corporativa. Ele diz respeito ao processo e ao produto de comunicação e transparência das organizações. Os relatórios não-financeiros são um importante instrumento de comunicação e prestação de contas das organizações perante suas partes interessadas, sobretudo, seus investidores.
O Relatório Integrado (RI) é considerado pela literatura acadêmica e por especialistas o mais avançado e completo relatório não-financeiro da atualidade, estabelecendo-se como o substituto natural dos relatórios de sustentabilidade. O International Integrated Reporting Council (IIRC) foi o responsável pela elaboração da primeira Estrutura Internacional para Relato Integrado, em 2013, tendo sido substituído pela IFRS Foundation, a partir de agosto de 2022, como a instituição responsável pela normatização e divulgação do relatório integrado internacionalmente. O objetivo do Framework é orientar e incentivar a adoção do RI pelas organizações ao redor do mundo.
Após 8 anos do lançamento da primeira Estrutura e o sucesso de aplicação em 75 países, em 2021, foi lançado a segunda versão (atualização) da Estrutura. Além do inglês (idioma original do documento), a Estrutura 2021 havia sido traduzida para outros 5 idiomas: italiano, espanhol, japonês, russo e romeno.
Ao elaborar sua dissertação intitulada “Relatório integrado: fundamentos teóricos e práticos para implementação em um banco de desenvolvimento regional”, o aluno/pesquisador do PROFIAP/UFRPE Ederson Jorge Melo das Chagas identificou a necessidade de disponibilizar a Estrutura 2021 em língua portuguesa para os pesquisadores e praticantes do RI.
Fundada em 2001, nos EUA, a IFRS Foundation, através da International Accounting Standards Board (IASB), é a responsável pela elaboração e atualização das normas internacionais de contabilidade aplicadas em mais de 140 países. Em 2021, foi criado International Sustainability Standards Board (ISSB), concebido para desenvolver normas de divulgação de sustentabilidade e, em 2022, passaram a responder também pelo Relato integrado.
No final de 2023, o PROFIAP/UFRPE propôs à IFRS Foundation uma parceria internacional para tradução oficial da Estrutura RI 2021 para língua portuguesa.
A equipe de pesquisadores do PROFIAP/UFRPE formada por Ederson Jorge Melo das Chagas (coordenação) e os professores Luiz Flávio Arreguy Maia Filho, Marco Aurélio Benevides de Pinho, Alessandra Carla Ceolin, Jorge Silva Correia Neto e José de Lima Albuquerque entregou a versão traduzida, em janeiro de 2024, à Comissão Brasileira para Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), organização responsável pela revisão final do texto.
Em 24 de abril de 2024, a Estatura Conceitual Internacional para Relato Integrado em língua portuguesa foi lançada oficialmente no sítio da IFRS Foundation, estando agora disponível para todos os usuários do mundo, principalmente, dos países lusófonos.
Conheça: https://integratedreporting.ifrs.org/wp-content/uploads/2024/04/Framework-IR-Portugues-26fev.pdf