Conheça um pouco de nossa história
A instalação do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP, no âmbito da UFRPE, constituiu um importante marco na formação de profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupação com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiam políticas públicas que impactam tanto a economia como a sociedade. Neste contexto, sabe-se que este profissional reúne as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública e na sociedade.
Sob a coordenação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), o PROFIAP é oferecido por 41 Universidades Associadas em todo o Brasil, após sua expansão ocorrida em 2024. A respeito, consultar o portal da Rede PROFIAP: https://profiap.org.br/universidades/
Desde sua criação em 2016, o PROFIAP/UFRPE já formou 35 mestres, sendo 21 oriundos do corpo funcional da UFRPE e 14 de demanda social. Neste sentido, desenvolve-se uma atuação acadêmica que congrega alunos que são da própria instituição associada bem como de diferentes instituições públicas (federal, estadual e municipal). Em ambos os casos, o ingresso discente ocorre mediante a aprovação no Exame Nacional de Acesso (ENA).
O corpo docente do PROFIAP/UFRPE é formado por 13 professores doutores das áreas de Administração, Ciência Política e Economia, dentre outras, o que demarca a interdisciplinaridade deste mestrado. Para conhecer nossos docentes, basta acessar a aba Pessoas > Professores aqui no site.
As dissertações defendidas na esfera do PROFIAP/UFRPE têm enfatizado temas ligados à nova gestão e à governança pública, discutindo a visão gerencial e estratégica das organizações públicas sob diferentes ângulos e situações da vida real, com importantes resultados críticos e reflexivos acerca de nossa realidade social. Algumas dissertações também tratam de políticas públicas, ao focalizarem temáticas que abrangem tanto o nível local como o regional, com ênfase no desenvolvimento sustentável.
Cada dissertação deve estar articulada a um produto técnico-tecnológico (PTT) elaborado pelos mestrandos, a partir de suas respectivas dissertações.
Os PTTs constituem um objeto tangível, com elevado grau de novidade, fruto da aplicação de novos conhecimentos científicos, técnicas e expertises desenvolvidas no âmbito da pesquisa realizada pelos mestrandos do PROFIAP. A respeito das modalidades de dissertações e PTTs do PROFIAP, ver: https://profiap.org.br/wp-content/uploads/2022/04/apresentacao-live-12-04-2022.pdf